Esclarecendo ATEÍSMO, CETICISMO E AGNOSTICISMO: Pensamentos errôneos.


Bom dia, boa tarde ou boa noite, conforme a ocasião.
Apenas dando um aviso básico antes de começar:
Este texto pode ser de cunho ofensivo contra fanáticos religiosos e estressadinhos em geral. Também não é recomendado para crianças, sejam elas infantis mentalmente apenas ou de idade também.
Caso você tenha uma mente evoluída, aberta a opiniões e a verdades eminentes, continue lendo sem problemas e parabéns por ser assim.
Brincadeiras a parte, estou escrevendo este texto hoje para esclarecer algumas dúvidas referentes ao ateísmo, ceticismo e agnosticismo quem vem surgindo pelos tempos, ja que está em maior evidencia graças ao crescente numero de adeptos desta ideia que vem surgindo.
É claro que contem algumas "alfinetadas" e isto pode ser uma falta de classe, porém, eu sou um sem classe mesmo!
Espero que seja um texto informativo a todos que lerem, estou aberto a correções (que sejam explicadas, logicamente) e tenham uma boa leitura.

(Poderá existir uma pequena discordância e atritos de pensamentos em relação a definição de agnosticismo, pois ainda hoje mesmo os declarados agnósticos interpretam de maneira errada o significar de "ser agnóstico". Neste caso, apenas acessem o link deixado nas palavras e serão redirecionado a página da wikipédia que tem a definição mais fiel em relação ao assunto.)


Quem sera o idiota que afirmou ou afirma que ATEU não acredita em nada, nem sentimentos? Tem que ser muito burro, desinformado e desinteressado pra dizer uma asneira dessas! (Perdão pela revolta :) )
Ateu = Sem divindade = não acredita em deus ou deuses, logo, para se ateu basta não acreditar em deus ou deuses, logo, não existe um "neo ateísmo" ou uma "forma correta de ser ateu", para ser ateus basta simplesmente não acreditar em um ou mais deuses! Simples assim. Vocês que adoram chamar muita gente de "Neo ateu", tomem vergonha na cara e deixem de ser burros, não existe o termo "neo ateu", é burrice dizer isto!
(É claro que em termos mais amplos abordariam o ateísmo como falta de crença em deuses e seres sobrenaturais, mas no sentido verdadeiro da palavra Ateu, é apenas Sem divindade, que não acredita em deus, assim como explicado no Wikipédia: Ateísmo

Outro detalhe importante a se ressaltar: Ser ateu não significa ser cético, ser ateu é apenas não acreditar na existência de deus, isso não significa que a pessoa não possa acreditar em fantasmas, poderes psíquicos ou algo do gênero, não acreditar em coisas ditas como sobrenaturais e que a ciência não assume a veracidade é ser cético e não ateu. Claro que existem os ateus céticos, mas aprendam a diferenciar uma coisa da outro, caso queiram se dizer um minimo inteligentes e parem de julgar as pessoas por suas decisões e escolhas!
(Detalhe: Um Ateu não precisa ser cético, mas um cético sempre é ateu) [Leia mais sobre ceticismo clicando aqui]

E outra coisa extra a se falar: Ser agnóstico não significa ser ateu e nem significa ser cético e também não significa se teísta. Ser agnóstico é apenas assumir que não pode provar (no momento) a existência ou não existência de deus e/ou coisas sobrenaturais, o agnosticismo pode  ser enquadrado em qualquer tipo de crença ou não crença, desde que a pessoa assuma não ter o conhecimento (no momento) para provar a existência ou não existência de divindades, ou sobrenatural em geral.
(Para saber mais especificamente ou amplamente sobre o agnosticismo clique aqui.)



Opinião pessoal: [Gostem ou não]


Quanto a mim e minha opinião sobre o divino e sobrenatural (de novo, pois ja fiz um post assim aqui antes):
EU sou um agnóstico e não sou cético, não afirmo a existência ou não nem de deus e nem de espíritos ou "poderes sobrenaturais humanos" e tenho muitas dúvidas em relação a tudo, duvidas as quais procuro sanar pesquisando e estudando, e apoio sempre a teoria com mais lógica presente pra mim, porém sempre estou disposto a mudar de opinião caso seja dada uma prova ou uma hipótese com mais lógica, me adaptando e assimilando quaisquer conhecimento novo. Claro que não é facil me convencer de qualquer coisa.
Conclusão: No momento EU tenho certeza de que a bíblia judaico-cristã é uma farsa, assim como muitos outros livros proféticos pelo mundo, não acredito em religiões e sou completamente contra o poder que líderes religiosos exercem sobre as leis gerais nossas, também sou contra favoritismo religioso em um país, principalmente se este ja se declarou LAICO, assim como o Brasil.
Eu, apesar de não afirmar ser ateísta, defendo a liberdade de expressão e os direitos ateus e também de outras religiões no país, pois estamos em um país laico e também por concordar com muitas afirmações (comprovadas cientificamente) ateístas.

Saiba mais sobre mim e onde me encontrar no site http://about.me/acgoulart.

Comentários

  1. "isso não significa que a pessoa não possa acreditar em fantasmas, poderes psíquicos ou algo do gênero, não acreditar em coisas ditas como sobrenaturais"

    auhauhauahuahuahuahuhauhuaa... BUUUURROOOOOO!!!! Ateus não acreditam em absolutamente NADA disso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você, um analfabeto funcional!

      Excluir
    2. Eu tbm sou agnóstica, e espero sempre respostas mais lógicas possível.

      Excluir
    3. Será que, a essa altura, o Sr "anônimo" aprendeu a diferença de cético pra ateu?

      Excluir
  2. Escreve bem mal hein colega? remove esse blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem cristão essa atitude sua! Só reforça minha opinião de que a religião é o mal da humanidade.

      Excluir
    2. Costumo nem dar atenção a comentários assim, a pessoa que comentou não explica o motivo do comentário e só sabe dar ataques pessoais. O que vc disse, apesar de um pouco agressivo, reflete bem a verdade! Pessoas como o "anônimo" alí só destilam o que lhes foi ensinado dentro de igrejas e reafirmam a minha aversão a mesma.
      Sinto pena dessas mentes presas num mundinho onde a resposta universal é "porque deus quis assim".

      Excluir
    3. Faz bem em ignorar, Anderson. Se fosse uma crítica bem fundada ele apontaria erros, daria sugestões para melhorar etc... Mas quando critica assim, apenas por criticar, geralmente é porque discordou do texto e não tem maturidade para agir de maneira apropriada, então apenas reclama. Uma pena que tanta gente assim utilize a internet.

      Excluir
    4. já vi muito lixo na internet.
      mas esse, superou de longe.

      o cara fala com ar de tanta sabedoria sobre um assunto que aprendi na quinta serie, e de forma tão chula; que eu não consigo parar de rir.

      e o pior é que ainda arrasta outros idiotas simpatizante de asneira consigo.

      é um tema até interessante à se discutir, mas a forma que foi dita, sinto muito meu chapa.

      seus dias como blogueiro estão contados.

      fraco demais.

      volta pra escola

      Excluir
    5. Ola senhor anônimo, tudo bem?
      Gostaria que me apontasse em que posso melhorar na opinião de tão ilustre crítico. Meu objetivo era explicar a leigos de forma simples e clara, por isso me desculpe por não usar palavras e explicações elaboradas e de forma culta.
      Aguardo sua sublime ajuda. Anotarei aqui o seu nome para futuras referências cultas, senhor Anônimo.

      Excluir
    6. Hahaha muito bom.

      Anderson parabéns pelo trabalho, atualmente estou escrevendo um livro sobre o mundo sem religião, nele coloco pensamentos e questionamentos que tenho referente a esse assunto.
      A principio vai ser um livro bem agressivo, com ideias inusitadas para gerar uma nova linha de pensamento.
      Mas acredito que trará alguns benefícios para a humanidade, quando falamos de evolução intelectual. Não sou expert no assunto, a proposito estou bem longe de ser mas vou começar escrevendo minhas ideias registrando cada linha de raciocínio.. qualquer coisa entre em contato: juliocostasoares21@hotmail.com ..
      abrass

      Excluir
  3. Não sou bom em grego, mas sei que a palavra "ateu" deriva do grego, esse "a" não precisa nem explicar, por exemplo: "anônimo" é uma palavra que contem esse "a" + "nome" = anônimo, ou seja, sem nome. teu deriva de théos quem grego é deus, logo a + teu ou theos = ateu, ou seja, sem deus, ou sem divindade, não crer em fantasmas, ETs, folclore não é ser ateu, nao crer em deus, sim, é ser ateu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso, amigo! Ser Ateu não é ser CÉTICO. Ateu é simplesmente a descrença em deus ou deuses, mais nada.
      Ceticismo é outra coisa muito diferente do ateísmo! Claro que existem ateus céticos, ateus agnósticos e muitas outras "complementações", mas ateu em sí é única e exclusivamente não crer em deus/deuses.

      Excluir
  4. Olá, gostei muito da leitura!!

    Porém queria só confirmar se entendi mesmo!!

    Ateu = aquele q não crê em Deus(Deuses);

    Cético = aquele que só acredita se a ciência puder comprovar;

    Agnóstico = aquele que acredita, se houver uma explicação/prova (independente da ciência), sendo não necessariamente em Deus(Deuses), mas sim, qualquer coisa sobrenatural.

    Eh isso mesmo??

    Grato desde já!!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, desculpe a demora.
      É quase como você colocou, um salvo apenas ao agnóstico. agnóstico nao é necessariamente uma crença, é assumir que não sabe a respeito, basicamente aguarda um prova pra crer ou não em algo.

      Cético não acredita em sobrenatural de forma alguma.

      E ateu só nao crê em deus, nao significa que não acredite em sobrenatural, por exemplo budistas que não creem num deus, mas crêem em seres sobrenaturais, muitas vezes.

      Excluir
    2. Céticos questionam até o que é comprovado.
      Duvida até do que vê.
      Sou um cético e consequentemente um ateu.

      Excluir
  5. Gostei muito do conteúdo. entendir perfeitamente as aplicações.

    porém, em relaçãoa "BIBLIA JUDAICO-CRISTÃ" a que você se referiu como uma farsa, sou leigo no assunto. Seria a biblia comum que, idependente das religiões, muitos usam e leem para mero conhecimento ou para demonstrar suas opiniões teologicas?
    é essa biblia a que você se refere?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Jonatha, sim, de uma maneira geral é a biblia comum a qual me refiro. Quando a chamo de "farsa" é em relação a afirmação moral de que a impõe. Nenhum livro é uma farsa, farsa é como as pessoas usam esse livro.
      Agora uma coisa a biblia incontestavelmente é: Contraditória.

      Excluir
    2. Entendo.
      realmente as informações da biblia na verdade é imposta pela religião. além de imposta é adptam as informações de acordo com as crenças de cada uma.
      Mais em relação a contraditória, não concordo.
      Se for fazer uma analise minuciona da biblia, ela é linear do começo ao fim.
      um livro que escrito a 3000 anos atrás tem aplicações cientificas, politicas e sociais ainda usaveis nos tempos de hoje.

      no sentido contraditório, em que você se baseia nisso?

      Obs: Apenas conversando sobre essa opinião sua e expondo as minhas.
      opiniões diferentes não quer dizer inimizades. apenas uma forma saudavel de dialogar e de aguçar a busca por sabedoria.

      Excluir
    3. Concordo com você.
      Eu digo contraditória relativo a afirmações dela mesmo, sem aplicações científicas. Não gosto nem de entrar nessa área, não sei por que muita gente tem a mania de tentar provar cientificamente a verdade da bíblia. É claro que tem coisas inspiradas em fatos e coisas inspiradas em crenças. A bíblia em si não tem 3 mil anos, pra se ter ideia, alguns livros dela sim tem essa idade, mas tem muitos livros que são apenas transcrições de contos contados e passados de boca a boca que foram recolhidos e registrados quase 400 anos depois da morte de cristo e todo mundo sabe o que acontece quando uma história passa de boca a boca sem uma referencia bibliografica né? "Quem conta um conto aumenta um ponto", dizia a minha vó, muito sabiamente, eu diria.

      Não se preocupe, não te trato como um inimigo, todos aprendem quando se discute de uma forma saudável, aliás, parabéns pela educação, só conheço mais uma pessoa com essa ponderação (sendo cristão).

      Excluir
    4. ok.

      você tem um ótimo ponto de vista.
      quanto a idade da biblia nem todos os livros realmente tem essa idade, mais "contos, que contos heim. até hoje, vamos admitir, que não existe livro que contenham "contos" tão bem proejatados como os que contém na biblia.
      E cientificamente falando, se dar-mos (eu, você e qualquer um em busca de conhecimento) uma pesquisada veremos que até cientificamente a biblia é exate. até cientistas renomados afirmam isso.
      Um unico exemplo que posso citar dentre os vários:

      é o da descoberta da terra como circulo. Enquanto galileu galilei estava ainda descobrindo que a terra era redonda a biblia à seculos já afirmava isso no livro de Isaias.
      posso mostrar vários exemplos, mais passaram horas digitando.

      Gosto muito de conversar com quem tem conteúdo. não faço parte de nenhuma religião, gosto apenas de ler e estudar o que minha mente procura respostas.
      A religião serve apenas para manter escravos, ditadores ou criar ateístas.

      Abraço Anderson Coelho Goulart.
      E para todos nós que gostamos de aprender, devemos seguir um conselho que Jesus, um dos personagens dos contos da biblia , de ser-mos como crianças.
      sempre nos questionando. questionando sempre vamos buscar por respostas e veremos que a cada aprendizado sabemos pouco.

      Abraço.

      Excluir
    5. "Contos" como coloquei alí era no sentido figurativo, faz parte de um dito popular, apesar de eu levar a bíblia apenas como uma coletânea de contos misturados com alguns fatos que realmente aconteceram e algumas cópias de religiões pagãs mais antigas que o cristianismo e a bíblia.

      Quanto a terra redonda, tirando versões modernas e normalmente forçadas... Isaías, no 40:22, não fala em ‘Globo’, mas em Cúpula ou Círculo, coisas bem distintas do temor globo. E a versão em Hebraico só confirma ainda mais esse fato. (1) (2) (3)
      @ Apesar de se estimar, pela Bíblia, que Isaias viveu por volta de 700 a.c. o pergaminho mais antigo encontrado com o versículo do mesmo é de 126 a.c. Um dos famosos Manuscritos do Mar Morto uma das versões da Bíblia mais antiga. (4)
      # Os Gregos já haviam descobertos a esfericidade da Terra por volta de 330 a.c. (6) (Antes do mais antigo versículo de Isaias ser escrito) e o povo europeu da idade média, ao contrario do que uma maioria acredita e de quem tem preguiça de pesquisar, não era majoritariamente devota da Terra Plana(7), normalmente quem defendia a Terra Plana eram fanáticos religiosos, hoje temos ainda exemplos desse fanatismos vide a Flat Earth Society(5). A simples ideia do Geocentrismo, defendida pelo vaticano na Idade das Trevas, era contra a ideia de Terra Plana. (9) Então... Como fontes religiosas e cientificas apontam que a crença que europeus acreditavam na Terra Plana, em sua maioria, na idade média não passa de um mito moderno e sem fundamentos, creio eu que afirmar que Magalhães descobriu a esfericidade da terra é de suma uma demonstração clara de falta de conhecimento cientifico e religioso... Ou só preguiça de descobrir a verdade.
      (1) http://bibliaportugues.com/isaiah/40-22.htm
      (2) http://porquenaocreio.blogspot.com.br/…/isaias-terra-globo-…
      (3) http://investigacoesbiblicas.blogspot.com.br/…/ele-e-o-que-…
      (4) http://galeriabiblica.blogspot.com.br/…/o-grande-rolo-de-is…
      (5) https://pt.wikipedia.org/wiki/Flat_Earth_Society
      (6) https://pt.wikipedia.org/wiki/Terra_redonda
      (7) http://www.criacionismo.com.br/…/01/o-mito-da-terra-plana.h…
      (8) https://pt.wikipedia.org/wiki/Terra_plana
      (9) https://pt.wikipedia.org/wiki/Geocentrismo

      Tem mais informações aqui nesse blog a respeito das traduções erradas ou mal traduzidas da bíblia, ja conferi e condiz sim com a realidade: http://ateuignorante.blogspot.com.br/2013/01/na-biblia-diz-que-terra-e-redonda.html

      Sim, apesar de eu não lembrar de nenhuma tem algumas coisas que realmente condizem com uma realidade científica, mas todas as afirmações em relação a deus são contraditórias e/ou dúbias.

      Por favor, não sinta-se ofendido, não foi meu objetivo, é que sempre vejo essas afirmações e vejo muita gente respondendo com argumentos lógicos e fontes, não posso ser mais específico e citar mais fontes porque estou no intervalo do meu trabalho e não tenho muito tempo.

      Excluir
    6. Em relação ás contradições da bíblia, vou deixar um link a seguir que cita uma porrada, eu vou concordar com você que muitas alí são mal interpretadas, mas a grande maioria tem seu fundamento:

      http://bibliadocetico.net/contradicoes.html

      Excluir
  6. Parabéns por defender com muita coerência sua tese. .
    Mas... Eu acredito em um Deus, respeito você não acreditar!
    Mas peço a Deus que tenha misericórdia de você, sei que ele lhe ama, tenho fé que meu Deus é o Deus que realiza o impossível!
    Hebreus - 11.1: Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Rúben, apesar de não acreditar em deus eu não me ofendo por me envolverem nas religiões. Pelo contrário, fico muito agradecido por preocupar-se comigo. Boa noite e muito obrigado.

      Excluir
    2. Sinceramente , uma das coisas que mais me motiva e me conscientiza para acreditar em Deus é que , imagina toda pessoa tem um sentimento em relação a Deus e isso vem desde a evolução do homem ,mas imagina se Deus não existe não teria sentido nois estarmos aqui,muitas vezes eu tento pensar nisso mas cheguei na conclusão que nois nunca vamos conseguir ter intelectu para formular alguma teoria certa em relação a Deus a nois e a criação do universo , então eu prefiro acreditar que Deus existe por que se ele não existir ,e quando nois morrermos tudo acabar nois deixarmos de existir vai ser muito triste( cara eu respeito e admiro pessoas como você e existe tanta coisa interessante no mundo para sabermos , alienígenas, espíritos ,Deus ,anjos etc etc varias coisas que valem a pena conferirmos mesmo que seja mera fantasia e eu gostaria de ter a oportunidade de conversarmos um dia sobre isso )um abraço mas em relação a bíblia sendo verídica ou não ,as palavras lá são muito fortes eu acredito que não existe ser humano capaz de inventár tal conto nem tal personagem como Jesus os ensinamentos muitos sábios tudo com muito sentido mas com varias e várias ou interpretação ,eu espero que vc esteja lendo até aqui,eu te desejo saúde e quero muito ser seu irmão e conversamos e uma da fantasias ou realidade depende de quem vê meu amigo é o famoso céu ,eu acredito e isso me conforta de saber que eu vou estar com Deus meus familiares ,com alegria ,comida kk ,mas meu cérebro não consegue pensar que se Deus existe ,ele não foi criado do nada a única explicação e que ele sempre existiu ,por que levando em conta pela ciência o big bang,ele surgiu do nada segundo a teoria mas ,se uma coisa não existe é impossível passar a existir se não existe ,uma coisa só passa vá existir de uma coisa que existe e se em algum momento não existio nada então agora também não existiria , então temos que considerar que um ser supremo sempre existiu e esse ser é Deus , espero que tenha entendido kk,e se vc tá lendo até aqui obrigado e desculpe qualquer coisa se você se interreçar manda no meu e-mail que eu quero dialogar tchau irmão ,a paz de Cristo esteja com vos

      Excluir
    3. Bom dia, pessoa anônima!

      Nossa, nem sabia que o blog ainda estava ativo e pior, que ainda existiam pessoas que o liam. kkkk
      Emfim, vamos os ater ao comentário:
      Desculpa, você esqueceu de deixar a identificação ou o e-mail pra eu poder te contatar, amigo, ficaria feliz em poder conversar contigo sim! Hoje não sou tão agressivo como era no momento em que escrevi essa postagem, aliás, relendo ela eu percebo a série de erros ortográficos e de concordância.

      Ainda não mudei minha opinião sobre meu posicionamento agnóstico e estou mais inclinado a se declar agnóstico ateísta. Notei alguns desentendimentos por sua parte no que diz respeito a algumas coisas, como por exemplo ao big-bang. Não é tido como o big-bang sendo a origem de tudo que veio do nada, isso está além do que podemos observar e testar atualmente, é "apenas" uma hipótese com muitos fatos que sustentam sua veracidade a torado a hipótese mais aceita no meio científico, assim como todos os outros dados apresentados pela ciência. Uma das grandes maravilhas da ciência é que ela não afirma que suas descobertas são uma verdade absoluta, ela está aberta a correções, se alguém acha que determinada hipótese é falsa, basta provar que está errado e estar aberto a uma contra-resposta.
      Em relação ao que se trata de deus/deuses o fato de nós, seres humanos, não conseguirmos lidar com coisas como "após a morte acabou, não há mais nada" ou "estamos sozinhos, largados ao acaso" ou que temos que lidar com nossos próprios problemas, não importando a gravidade, nos faz querer apelar a uma entidade superior que "magicamente" nos ajudaria, nos faz imaginar uma vida eterna após a morte, nos faz dar "respostas fáceis" ao que nós não conhecemos, por isso mesmo nas mais antigas sociedades existiam religiões.
      Por exemplo: As primeiras "religiões" cultuavam os raios, a chuva, o fogo e vários elementos da natureza por não saberem explicar como aconteciam, hoje em dia isso não acontece mais porque sabemos explicar com certa exatidão e ainda replicar muitas coisas que acontecem na natureza. No século 15, se alguém aparecesse comum dispositivo que fala com outra pessoa do outro lado do mundo seria queimado na fogueira por praticar bruxaria, hoje fazemos isso e a grande maioria sequer sabe o que cientistas tiveram que passar pra validar essas tecnologias.

      Excluir
    4. Veja bem, não estou afirmado que deus não pode existir, ele pode sim, só não há maneira alguma de provar sua existência sem ser de formas abstratas e esse é o único motivo pra eu não acreditar. Estou sujeito a mudar de opinião tão logo seja apresentada uma prova embasada e evidenciada. Talvez seja como você diz, talvez não tenhamos o intelecto evoluído o bastante para poder provar a existência, mas até lá eu estarei em paz acreditando no que acredito.

      Quanto a bíblia eu continuo com minha afirmativa, existem muitos livros inspiradores e pessoas reais que fizeram a diferença com seus ensinamentos, o que acontece é que muitas pessoas (a grande maioria) não tem a humildade para dar crédito ao que foi dito de bom ou ensinado por alguém que não seja divino. Temos exemplos de pessoas caridosas que ainda vivem e que viveram num passado recente, temos exemplos de mentes brilhantes que viveram a menos de 100 anos, nós mesmos poderíamos ser exemplos se não estivéssemos com nossa mente tão fechada e não fossemos tão egoístas (sim, isso me inclui!). A bíblia é uma coleção me "contos" que foi catalogado pegando partes de "livros divinos" e contos que eram passados "boca-a-boca" a muito tempo atrás, devido a essa não centralidade muitas estórias contadas nela acabam se contradizendo. Isso sem contar exemplos que vão contra a moral e bom costume da atualidade, como apoio a escravidão, apoio a guerras e violência, a vista grossa a libertinagem, incesto e outros tipos de devassidão citadas nela feitas por ditos "homens-santos" e por aí vai. Claro que há coisas muito bonitas na bíblia, cito aqui todo o 1º corintio capítulo 13.
      Mas, de acordo com a bíblia, já estou condenado mesmo que eu me arrependa, por pecados que nem mesmo foi em quem cometeu, isso sem falar nos pecados que eu mesmo cometi, que podem não ser grave, mas de acordo com a bíblia ja me garantem a danação, por isso nem nesse sentido ela me ajudaria.

      “Há mais coisas entre o céu e na terra, Horácio, do que sonha a nossa vã filosofia” – William Shakespeare

      A ciência não tem resposta pra tudo e nem a arrogância de falar que tudo que faz é o certo, por isso acredito.
      A religião, da forma que a humanidade a leva hoje em dia, tem se mostrado muito parcial e destrutiva, por isso mantenho a distância.
      Mas você, irmão, é uma pessoa boa, pelo que pude ver no seu texto, eu o li todo, espero que esteja lendo o meu também, pois não tenho como me comunicar com você de outra forma. Fico muito feliz e grato pelo seu comentário e sua gentileza, ficaria ainda mais feliz se pudesse conversar contigo, também, não se preocupe, não estou aqui pra convencer ninguém a ser ateu mas adoraria discutir nossas posições filosóficas de maneira civilizada.
      Muito grato!
      Anderson

      Excluir
  7. Quando se fala em NeoAteismo, refere-se ao novo engajamento dos ateus, que pretendem ter base científica, já que os antigos admitiam ser uma posição filosófica, não podendo ser provada pelo método científico como qualquer outra posição: teista, deista, agnostica, etc

    ResponderExcluir
  8. Gostei. Achei bastante substanciais as considerações...elucidativas e objetivas.

    ResponderExcluir
  9. Olá Anderson, muito bom o post! Gostaria de saber se realmente entendi tudo :

    - Ateísmo = Não acreditar em deus/deuses.
    - Céticismo = Não acreditar em nada sobrenatural ou irreal e em afirmações não provadas pela ciência.
    - Agnosticismo = Assumir a incapacidade de provar a existência ou inexistência de deus/deuses.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você poderia me explicar um pouco melhor sobre o termo "neo ateísmo" ?

      Excluir
    2. Olá, Victor.
      De uma maneira bem resumida seria mais ou menos isso que você colocou, mesmo, a respeito de ateísmo, agnosticismo e ceticismo.
      Quanto ao termo "neo-ateísmo" eu digo não existir algo assim, pois ou você não crê em deus ou crê. Não tem meio termo, um "meio ateu".
      O jeito que algumas pessoas criticam o ateísmo e empregam o termo "neo-ateísmo" é esdrúxulo, sem embasamento nenhum em sua maioria.

      Porém, vale deixar uma ressalva, existe o uso do termo "neo-ateu" num sentido filosófico mais profundo no que diz respeito ao entendimento e aplicação do termo. Parafraseando o comentário anônimo mais acima: "Quando se fala em Neo-Ateísmo, refere-se ao novo engajamento dos ateus, que pretendem ter base científica, já que os antigos admitiam ser uma posição filosófica, não podendo ser provada pelo método científico como qualquer outra posição: teísta, deísta, agnóstica, etc".

      Eu deveria ter abordado esse termo com mais detalhes nesse sentido, não o fiz por achar que iria confundir muito e tinha reservado isso para ser explicado posteriormente, mas aconteceu de eu não ter mais tempo de escrever e acabei deixando o blog de lado.

      Enfim, qualquer dúvida pode perguntar, desde que seja de meu conhecimento eu responderei.
      Obrigado pela leitura e a cordialidade!

      Excluir

Postar um comentário