RPG (Role-Playing Game) de mesa, desmitificando.


Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião.
Hoje vou sair da rotina e abordar uma assunto que SEMPRE causa polêmica entre os mais velhos/menos esclarecidos/mais preconceituosos, o RPG.
De acordo com as mulas estúpidas, idiotas, burras que não procuram se informar sobre algo, algumas pessoas, o RPG é algo ligado a cultos "obscuros", envolve pessoas de "má índole" e um monte de mimimi, quando na verdade o RPG de Mesa é um jogo colaborativo e muito criativo, que conta com os mais diversos temas, desde estórias infantis até estórias "macabras", porém, todas dentro do jogo apenas. Um jogador de RPG faz o mesmo que um jogador de games de console e um artista ao interpretar um papel! Não, não estou misturando as bola, deixe eu me explicar:
Nos games eletrônicos (de console ou computador) existem determinadas regras e ações padrão pré-definidas, que limita o poder do personagem e suas ações pra que ele não seja o "fodalhão" e para que ele não faça ações sem sentido, certo? Podemos chamar essas restrições de "Regras do jogo". Isso é normal e ninguém pode ser julgado por jogar alguma coisa, certo?

Então, continuando: Um artista (ator) interpreta um papel (seja numa peça de teatro, numa novela, num filme, numa série, qualquer coisa), durante sua interpretação ele pode ser um vilão, pode ser um herói, pode ser um fantasma, pode ser um demônio, porém, isso é apenas no palco, é uma atuação. Artistas (atores) são amplamente admirados por suas interpretações. Em "Corpus Christi" vejo fiéis chorando pela interpretação do ator que se faz de Jesus sendo pregado na cruz, todos o "adoram" pelo papel bem feito, vejo também muitas pessoas fissuradas por filmes fodões, garotinhas fissuradas pelo "Edwart Cullen" (o vampiro que parece fada da saga Crepúsculo). Resumindo: Um ator é uma pessoa normal, que é admirada por interpretar papéis, não importa se é de vilão ou herói, certo?

Concluindo: O RPG de Mesa é uma mistura das "Regras de jogo" do Vídeo Game com a atuação e interpretação de papéis do ator. É como se jogássemos um vídeo game com imagens "produzidas" somente em nossas imaginações, com a capacidade de ter regras muito mais amplas e com muito mais possibilidades, afinal, não existe uma restrição ao "tamanho do jogo" como há nos vídeos games.
Tudo que um "RPGista" faz é INTERPRETAR seu personagem numa trama onde um NARRADOR dita as regras do jogo e descreve o cenário (Não tem pacto com o tinhoso, não tem sacrifícios, não tem armas, ninguém se machuca! Desculpe desapontá-lo.)





(Na imagem: Alguns acessórios RPG de Mesa  no cenário medieval, chamado D&D)



Como sou meio burro, posso não ter deixado as coisas muito claras, então vou escrever o que é RPG de acordo com o Wikipédia:
"Role-playing game, também conhecido como RPG (em português: "jogo de interpretação de personagens"), é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema deregras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.
Os RPGs são tipicamente mais colaborativos e sociais do que competitivos. Um jogo típico une os seus participantes em um único time que se aventura como um grupo. Um RPG raramente tem ganhadores ou perdedores. Isso o torna fundamentalmente diferente de outros jogos de tabuleiro,jogos de cartas colecionáveisesportes, ou qualquer outro tipo de jogo. Como romances ou filmes, RPGs agradam porque eles alimentam a imaginação, sem no entanto limitar o comportamento do jogador a um enredo específico.
O RPG tem seu uso amplamente incentivado pelo Ministério da Educação (MEC) como método de ensino. É usado para aguçar a cooperação mútua e o raciocínio lógico dos estudantes.
Embora não sejam obras audiovisuais, os RPGs são classificados pelo Ministério da Justiça do Brasil através do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação"."

(Fonte: Wikipédia - Role-Playing Game)




(Na imagem: O meu grupo de RPG em Cruzeiro do Oeste - PR. Da esquerda pra direita: "Baltazar" [Jackson), "Kiko" [Bruno], "Hatake" [Thiago], o NARRADOR "Pai da Discórdia" [Caio] e "SniperWolf" [Dowglas])



Existe, também, a modalidade de "Live Action", onde o jogador literalmente interpreta seu personagem, se vestindo e agindo como seu personagem agiria, mas existem REGRAS que mantém a segurança e integridade física do jogador. Recomendo que leiam mais sobre isso neste link do wikipédia que descreve com perfeição o principal que é necessário entender sobre o Live Action:   http://pt.wikipedia.org/wiki/Live_action_(RPG) .

Não vou entrar mais a fundo no assunto porque o RPG é um assunto muito amplo, eu passaria horas escrevendo aqui e não teria dito nem metade do que é pra se dizer, mas deixo -me a sua disposição pra entrar em contato pessoal para saber mais sobre o assunto, através do meu e-mail acgoulartmail@gmail.com ou pelo meu perfil no FaceBook [Clique aqui].
Aconselho a todos que sempre leiam a respeito de algo, não saia acreditando em tudo que dizem pra você.
Espero ter esclarecido ao menos algumas dúvidas a respeito desse jogo do qual sou fã! (Adoro D&D, Vampiro: A Máscara, Lobisomen: O Apocalipse, Mago: A Ascenção, Marvel Supers e muitos outros!)

Comentários