Quer saber meu ponto de vista em relação a deus?




Eu creio que ele exista sim, por isso sou fideísta (mas sou um fideísta fraco, pois me apoio mais na razão do que na fé), mas não creio na onipotência, onipresença e onisciência dele, se ele fosse tão perfeito assim e criador de tudo e de todos, nós seríamos perfeitos, se ele é onisciente ele ja sabia de tudo que aconteceria, se mesmo assim ele não evitou, ou este era o objetivo dele, ou ele simplesmente não é onisciente... 
Eu acho que ele pode ser um ser superior, mas não é um criador e caso seja um criador, ele não ta nem aí pra raça humana ou qualquer outras raças que existam ou possam existir, é muita hipocrisia achar que num universo tão grande, num mundo com tantas espécies um deus que poderia criar e destruir coisas iria se importar com uma unica espécie, justamente a mais cruel e corrupta e que destrói tudo o que toca...
E, principalmente, ele não mandou filho unigênito (ou primogênito) nenhum pra cá, e nem inspirou a criação de livro sagrado nenhum, é tudo fruto humano, com o objetivo de controlar massas e arrecadar dinheiro. Não faz sentido um ser tão poderoso não dar nenhuma prova concreta de sua existência, sendo que se importa tanto, como é descrito, com os humanos... 
Espero que vc respeite minha opinião, estou expondo-a aqui pra que entendam alguns dos meus motivos.


Assim como eu entendo o pq dos religiosos serem religiosos (na maioria das vezes), cujos motivos de serem religiosos são:
*Influência familiar. (Ja crescem sendo doutrinados por pais, avós, professores, amigos da família. Afinal, se foi ensinado desde sempre que é certo, vc morrera com a ideia de que isso é certo.)
*Medo. ("Se eu não crer em deus eu vou pro inferno, melhor não contrariar.")
*Medo do ostracismo. ("Se eu falar que não acredito ou tenho duvidas, a sociedade vai me rejeitar, mimimi")
E por ai vai, com motivos intermináveis desse tipo, mas os 3 principais motivos são os citados acima.


Por favor, me perdoem se com isso acabei ofendendo alguém, mas infelizmente é assim que penso, por enquanto.
Não tenho nada conta pessoas religiosas, o problema pra mim é a IDEIA de religião, nada haver com a pessoa que a pratica. Tenho ótimos amigos religiosos, inteligentes e que me aceitam como sou, assim como aceito como eles são, não os trocaria por nada neste mundo!


E, entendam tbm, agnosticismo e ateísmo não são seitas, não são uma sociedade, não é uma religião, muito pelo contrario, é uma ideia onde cada um pensa do jeito que que, onde ateístas não acreditas em divindades em hipótese alguma, ja um agnóstico pode ou não acreditar em divindades, mas acredita que não pode provar a existência ou inexistência de deus.
Eu sou um agnóstico que acredita na existência de deus, porém obedecendo as condições que citei acima, por isso sou um agnóstico fideísta (com fideísmo fraco).
e nenhum de nós, ateus, agnósticos ou livres-pensadores, queremos provar a inexistência de deus, pelo contrario, queremos motivos pra acreditar, de forma racional e concreta, por isso postamos certas coisas e só postamos isso porque, assim como os religiosos podem postar suas certezas "divinas", nós podemos postar nossas duvidas ou "incertezas divinas"...


Tenham um bom dia, não se ofendam, abram suas mentes, pensem no que eu disse, não precisa virar um agnóstico, não quero que percam suas crenças, mas quero que respeitem as minhas, pois os motivos que postei aqui, na minha opinião pessoal, são fortes o suficiente pra eu pensar como penso, assim como acredito que os motivos dos religiosos (em suas opiniões pessoais) e dos ateus (também em suas opiniões pessoais) são fortes o suficiente para manterem suas crenças ou descrenças.


Caso não tenham gostado deste ou de qualquer post meu ou de qualquer pessoa, não comentem xingando, contrariando se não estiver disposto a ter uma discussão racional sem ataques pessoais, se for fazer isso, é melhor ignorar.


Atenciosamente,
Anderson Coelho Goulart (Tiu/Dinho)

Comentários

  1. Gostei, entendir sua opinião.

    Mais você como "quase" pensador, já parou de buscar respostas ou se apegou na sua opinião e pronto.

    Não quero, nem posso, nem devo, nem conseguirir mudar sua opinião.
    mais você como a pessoa inteligente que já observei que é tenho certeza que pode ouvir um pequenho conselho de mim, um mero leitor de algumas coisas suas:

    Continua sempre buscando respostas. não para não.
    Os maiores gênios do mundo são denominados gênios por que não param de procurar. mesmo assim, se continuassem procurando iria achar sempre mais.
    A questão Deus é uma questão bem complexa, ainda mais por que não vemos, e fica mais complexa ainda com a confusão que as várias religiões fazem na cabeça de todos.

    então abraço, fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonatha, não vou responder outra postagem porque o assunto é o mesmo (até porque parece que você já apagou) e posso responder aqui:
      Veja bem, eu sempre evoluo o meu raciocínio e meus pontos de vista, como você já deve ter notado, em 2012 eu era um agnóstico fideísta fraco (acreditava na possível existência de deus, mas me baseava na razão e não na fé), mas hoje em dia me considero agnóstico ateísta, pois até agora não achei provas sobre deus e nem sinto a necessidade de um, mas estou sim sempre buscando respostas (que até hoje ainda não foram respondidas, no que se trata de deus).
      Você pode sim mudar minha opinião, pode tentar, desde que seu “tentar” não seja “impor a sua religião ou crença”. Aposto como quase qualquer ateu pode mudar de opinião sobre a existência de deus, basta apenas provar a mesma.
      A lógica é simples, se eu chego no meu amigo e digo que tenho uma foto na carteira do meu bolso e meu amigo dúvida disso, eu tiro a carteira e mostro a foto, assim meu amigo acredita em mim. O mesmo vale para deus. Não adianta, no meu caso, pedir para “sentir deus”, pois eu já disse, eu era muito religioso, frequentava igreja, orava com muita fé, mas foi passando o tempo, fui me questionando sobre isso e a cada vez que me questionava eu me sentia mais livre e acreditava menos na existência de um ser superior que rege a vida e a morte de todos.

      Não se preocupe, amigo. Estou e sempre estarei buscando respostas e só vou seguir as que puderem ser respondidas de forma clara e objetiva, com provas e tudo que tiver direito e mesmo assim, sempre vou buscar alternativas para aquelas respostas.
      No outro post você comentou que li a bíblia e não entendi e até me acusou de “copiar as ideias dos outros”, mês desculpa, mas acho que você não deve ter entendido minha postagem, não copiei a ideia de ninguém em nenhum momento, mas muitas pessoas me ajudaram sim a formar minha opinião e como já disse aqui, coisas que eu disse a tempos atrás mudaram, algumas coisas continuaram, mas eu sou uma pessoa que evolui, não fico parado no mesmo lugar no espaço e no tempo, não tenho vergonha de admitir que mudo de opinião, a adaptação é uma das maiores dadivas do ser humano, quem sou eu pra negar me adaptar e evoluir?
      Volto a repetir, não sou cético, nunca disse que não acredito no “sobrenatural”, mas acredito naquilo que eu possa ver por mim mesmo ou que me provem de uma forma solida e incontestável que existe.

      Excluir
    2. Muita gente, incluindo grandes cientistas e grandes nomes da medicina acreditam em deus de forma que preencha aquilo que eles não sabem explicar, o chamado “deus das lacunas”, não gosto de agir assim, pois a cada descoberta da ciência esse “deus” fica menor e tem uma lacuna a menos para preencher. Então, no lugar de ter um “deus das lacunas” que pode ser contestado a cada nova descoberta, eu acredito que ele simplesmente não existe e espero que provem a existência dele, enquanto espero que provem também as explicações sobre o desconhecido.
      A anos atrás existiu a “peste negra” que acreditaram por séculos ser a ira de deus contra os pecados, maldição ou bruxaria, a igreja caçou muitas “bruxas” e matou muita gente inocente acreditando nisso até que uma pessoa descobriu que era só uma doença chamada “peste bubônica”, descobriu a doença e consequentemente o tratamento e hoje em dia foi até erradicado.
      Assim como muitas outras grandes doenças e muitas tecnologias que eram “ira de deuses” ou coisas parecidas. Até o fogo e a chuva antes de ser explicado era adorado como um deus, mas a consciência e a evolução da mente humana foi “destruindo” deuses após deuses, demônios após demônios, até chegar no ponto em que estamos hoje.

      Espero, que você não se importe pelo tamanho do meu texto, não quero me mostrar, é que é difícil explicar como penso, pois, assim como você desenvolveu seu próprio raciocínio a respeito do assunto e tem sua própria maneira de ver as coisas, eu me baseei em fontes e opiniões diferentes, muito complicadas para se explicar e reduzir a um pequeno texto.

      Enfim, tem sido ótima nossa conversa, de certa forma eu aprendo com o nosso diálogo e não se preocupe quanto a minhas buscas de respostas, sempre as busco e sempre busco confirmação sobre o que já foi respondido também. Até hoje ainda busco pela resposta da pergunta “deus existe? ” e a prova da resposta, caso afirmativa. (lembrando que ateus não precisam provar a inexistência de deus, o ônus da prova está com quem afirma, não com quem nega)

      Excluir
    3. E longe de mim me achar um gênio. Sou leigo sobre quase tudo e o pouco que sei eu estou sempre disposto a acrescentar.
      Só levo minha vida do meu jeito e acho que acima das religiões, posicionamentos políticos, crenças e times deve estar o respeito pelo próximo como humano e a amizade. Se a pessoa partilhar do mesmo pensamento melhor ainda, mas se não, não tem problemas.
      Acredito que essa deveria ser uma regra geral para todas as crenças e não crenças, uma regra pra humanidade em si.

      Excluir

Postar um comentário