Nas minhas vasculhadas pelo Facebook, estive lendo um post feito pelo amigo Cristian Campos, que tratava de um assunto que a tempos tenho vontade de abordar, que diz sobre o "cumprimento" ou não-cumprimento das profecias que tornariam Jesus o verdadeiro messias. Como tomaria um bom tempo de pesquisa pra escrever com mais perfeição, eu acabei deixando pra outra hora, porém, achei um texto pronto e bem explícito no mural do Cristian, então resolvi apenas "Kibar" o Cristian e postar aqui.Espero que tenham uma boa leitura, e como diz o amigo Cristian: "Espalhem a palavra!"
(A partir daqui o texto é copiado na ítegra do perfil de Cristian Campos)
'Refutação - Isaías 53 Fala de Jesus?
Isaías 53, passagem conhecida como O Servo Sofredor, é comumente usada como uma prova de que Jesus era o messias. Segue a passagem com os pontos relevantes:
"1 Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?
2 (...) ; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
3 Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; (...)
6 (...), mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
8 (...) Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.9 E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte;
(...)
10 Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias;
(...)
11 (...); com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.
12 (...) porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores."
Então temos os seguintes pontos para análise:
1) Não acreditariam no messias, supostamente cumpridas em João 12:37,38 (ver Isaías 53:01).
2) O messias seria rejeitado e desprezado, supostamente cumpridas por Jesus quando o seu próprio povo não acreditou nele, de acordo com João 01:11 e 07:05 (ver Isaías 53:03).
3) O messias seria ferido, supostamente cumpridas pelo açoitamento de Jesus em Mateus 27:26 (ver Isaías 53:05).
4) O messias ficaria em silêncio diante dos seus acusadores, supostamente cumpridas em Mateus 27:12,13 (ver Isaías 53:07).
5) O messias seria sepultado em um túmulo oferecido por um homem rico, supostamente cumprida através de José de Arimatéia em Mateus 27:57-60 (ver Isaías 53:09).
6) O messias seria preso como um criminoso e seria crucificado juntamente com criminosos, supostamente cumprida em Mateus 27:38, Marcos 15:27 e Lucas 23:32,33 (ver Isaías 53:12).
7) O messias intercederia pelos seus perseguidores, supostamente cumprida em Lucas 23:34 (ver Isaías 53:12)
À parte a falta de qualquer comprovação de que as coisas ocorreram como contam os evangelhos, temos vários problemas com esta "profecia":
1) De acordo com Isaías 53:03, o servo sofredor seria "rejeitado e desprezado". Porém, é muito duvidoso que tenha se cumprido em Jesus, visto que ele foi largamente aceito. Segundo os evangelhos, ele ensinou nas sinagogas, foi louvado por muitos e buscado por grandes multidões, tendo feito até mesmo uma "Entrada Triunfal" em Jerusalém (Mateus 21:08-11; João 12:12,13).
2) No versículo 4, é dito que ele foi "ferido por Deus", sendo que a palavra hebraica para "ferido" é comumente usada nas escrituras dos hebreus como sendo referente a alguma doença, como a lepra (1 Reis 15:05, Números 11:33, 1 Samuel 05:06, Zacarias 14:12, etc ), mas nada indica que Jesus tenha sofrido de qualquer doença, de modo que esta passagem não pode ser aplicada a ele.
3) Quanto ao versículo 07 de Isaías 53, que diz que o "servo" ficaria em silêncio diante dos seus acusadores, também há sérios problemas. O versículo 07 diz duas vezes: "Não abriu a sua boca" (ficaria mudo como uma ovelha). Contudo, João 18:33-37 e 19:11, mostra que Jesus dialogou com Pilatos. Em cada um dos quatro evangelhos Jesus abriu a sua boca e disse algo diante dos seus acusadores. Desse modo, Jesus não cumpriu esta parte da profecia.
4) O versículo 09 diz: "E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte". Não está muito claro como isto pode ser aplicado a Jesus, pois não havia nenhum outro corpo no túmulo onde ele foi colocado. A passagem, definitivamente não diz que ao messias teria uma sepultura oferecida a ele por um homem rico, de modo que o alegado cumprimento desta profecia não passa de outra distorção.
5) O versículo 10 diz: "todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias..." Mas isso também não pode ser aplicado a Jesus, pois, como foi dito, ele não foi vítima de nenhuma doença, não teve posteridade e muito menos uma vida longa.
6) Na verdade, Isaías 53 não menciona o messias. De fato, quando olhamos o capítulo mais de perto, é difícil encontrar alguma coisa nele que possa ser aplicada a Jesus. O versículo 01 na verdade não diz que a mensagem do servo não seria aceita, mas simplesmente pergunta, "Quem deu crédito à nossa pregação?". Tudo indica não haver nenhuma profecia afinal. Nem há indicação de que o messias seria preso como um criminoso, nem punido ou crucificado com criminosos ou feita alguma intervenção pelo seus perseguidores. Nada disto está lá.
7) O versículo 6 diz que "o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos." e isso parece se encaixar bem com Jesus, porém existe uma interpretação judaica de Isaías 53 muito plausível.
O servo sofredor seria a nação de Israel, representada pelo rei Uzias, que reinava na época e vindo a morrer de lepra. Segundo Shmuel Golding, a mensagem de Isaías pode ter sido: "Aqui está o seu rei leproso, o qual está sofrendo sob as mãos de Deus por vocês a nação transgressora de Israel" (O que explicaria o sexto versículo). Uzias foi tirado do palácio real devido a sua aflição como um leproso e passou o resto do seus dias isolado, o que encaixa com o versículo 8.
Golding diz que Israel é representado como um Servo Sofredor por causa do seu rei ungido ter sido atingido pela lepra. Israel, assim como o leproso, é um servo sofredor de Deus. Ambos sofreram humilhações nas mãos do próximo: o leproso por causa da sua aparência horrenda; Israel pela sua derrota frente aos babilônios. O teor da mensagem é que tanto Israel quanto o leproso sofreram, mas mesmo assim manterá sua identidade como povo exilado judeu e que prosperarão dessa forma.
Essa interpretação de Isaias 53 parece preferível a cristã porque ela não oferece os empecilhos referentes aos pontos 1–6 mencionados acima. Ela também explicaria as muitas mudanças de tempo verbal que ocorrem no capitulo. E Israel é, de fato, chamado de “Servo de Deus” (e.g. Isaias 49:03). Assim, a interpretação dada não transforma o capitulo numa profecia, mas em uma explicação da situação de Israel no tempo de Isaias.
Com isso tudo acima, a aplicação de Isaías 53 feita pelos cristãos a Jesus fica, se não devidamente refutada, muito duvidosa.'
(Fonte: Cristian Campos,)
Também, vasculhando o youtube, achei um vídeo muito interessante que trata do mesmo assunto, no canal "chayimtoteles", recomendo o canal e os outros vídeos dele, são um pouco longos a maioria dos vídeos dele, mas interessantes e vale a pena assistir até o final, mas ja aviso de antemão: Se você for um moralista, fanático religioso e/ou uma pessoa com uma mente fechada que não sabe "Pensar fora da caixa", não assista, aliás, nem continue lendo as postagens deste blog. Por demais, agradeço por terem lido tudo até aqui, lembrem-se, conhecimento nunca é demais.Vou deixar, logo mais abaixo, o vídeo do qual tratei aqui, tenham um bom dia, boa tarde ou boa noite, conforme for a ocasião.
(A partir daqui o texto é copiado na ítegra do perfil de Cristian Campos)
'Refutação - Isaías 53 Fala de Jesus?
Isaías 53, passagem conhecida como O Servo Sofredor, é comumente usada como uma prova de que Jesus era o messias. Segue a passagem com os pontos relevantes:
"1 Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?
2 (...) ; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
3 Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; (...)
6 (...), mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
8 (...) Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.9 E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte;
(...)
10 Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias;
(...)
11 (...); com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.
12 (...) porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores."
Então temos os seguintes pontos para análise:
1) Não acreditariam no messias, supostamente cumpridas em João 12:37,38 (ver Isaías 53:01).
2) O messias seria rejeitado e desprezado, supostamente cumpridas por Jesus quando o seu próprio povo não acreditou nele, de acordo com João 01:11 e 07:05 (ver Isaías 53:03).
3) O messias seria ferido, supostamente cumpridas pelo açoitamento de Jesus em Mateus 27:26 (ver Isaías 53:05).
4) O messias ficaria em silêncio diante dos seus acusadores, supostamente cumpridas em Mateus 27:12,13 (ver Isaías 53:07).
5) O messias seria sepultado em um túmulo oferecido por um homem rico, supostamente cumprida através de José de Arimatéia em Mateus 27:57-60 (ver Isaías 53:09).
6) O messias seria preso como um criminoso e seria crucificado juntamente com criminosos, supostamente cumprida em Mateus 27:38, Marcos 15:27 e Lucas 23:32,33 (ver Isaías 53:12).
7) O messias intercederia pelos seus perseguidores, supostamente cumprida em Lucas 23:34 (ver Isaías 53:12)
À parte a falta de qualquer comprovação de que as coisas ocorreram como contam os evangelhos, temos vários problemas com esta "profecia":
1) De acordo com Isaías 53:03, o servo sofredor seria "rejeitado e desprezado". Porém, é muito duvidoso que tenha se cumprido em Jesus, visto que ele foi largamente aceito. Segundo os evangelhos, ele ensinou nas sinagogas, foi louvado por muitos e buscado por grandes multidões, tendo feito até mesmo uma "Entrada Triunfal" em Jerusalém (Mateus 21:08-11; João 12:12,13).
2) No versículo 4, é dito que ele foi "ferido por Deus", sendo que a palavra hebraica para "ferido" é comumente usada nas escrituras dos hebreus como sendo referente a alguma doença, como a lepra (1 Reis 15:05, Números 11:33, 1 Samuel 05:06, Zacarias 14:12, etc ), mas nada indica que Jesus tenha sofrido de qualquer doença, de modo que esta passagem não pode ser aplicada a ele.
3) Quanto ao versículo 07 de Isaías 53, que diz que o "servo" ficaria em silêncio diante dos seus acusadores, também há sérios problemas. O versículo 07 diz duas vezes: "Não abriu a sua boca" (ficaria mudo como uma ovelha). Contudo, João 18:33-37 e 19:11, mostra que Jesus dialogou com Pilatos. Em cada um dos quatro evangelhos Jesus abriu a sua boca e disse algo diante dos seus acusadores. Desse modo, Jesus não cumpriu esta parte da profecia.
4) O versículo 09 diz: "E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte". Não está muito claro como isto pode ser aplicado a Jesus, pois não havia nenhum outro corpo no túmulo onde ele foi colocado. A passagem, definitivamente não diz que ao messias teria uma sepultura oferecida a ele por um homem rico, de modo que o alegado cumprimento desta profecia não passa de outra distorção.
5) O versículo 10 diz: "todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias..." Mas isso também não pode ser aplicado a Jesus, pois, como foi dito, ele não foi vítima de nenhuma doença, não teve posteridade e muito menos uma vida longa.
6) Na verdade, Isaías 53 não menciona o messias. De fato, quando olhamos o capítulo mais de perto, é difícil encontrar alguma coisa nele que possa ser aplicada a Jesus. O versículo 01 na verdade não diz que a mensagem do servo não seria aceita, mas simplesmente pergunta, "Quem deu crédito à nossa pregação?". Tudo indica não haver nenhuma profecia afinal. Nem há indicação de que o messias seria preso como um criminoso, nem punido ou crucificado com criminosos ou feita alguma intervenção pelo seus perseguidores. Nada disto está lá.
7) O versículo 6 diz que "o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos." e isso parece se encaixar bem com Jesus, porém existe uma interpretação judaica de Isaías 53 muito plausível.
O servo sofredor seria a nação de Israel, representada pelo rei Uzias, que reinava na época e vindo a morrer de lepra. Segundo Shmuel Golding, a mensagem de Isaías pode ter sido: "Aqui está o seu rei leproso, o qual está sofrendo sob as mãos de Deus por vocês a nação transgressora de Israel" (O que explicaria o sexto versículo). Uzias foi tirado do palácio real devido a sua aflição como um leproso e passou o resto do seus dias isolado, o que encaixa com o versículo 8.
Golding diz que Israel é representado como um Servo Sofredor por causa do seu rei ungido ter sido atingido pela lepra. Israel, assim como o leproso, é um servo sofredor de Deus. Ambos sofreram humilhações nas mãos do próximo: o leproso por causa da sua aparência horrenda; Israel pela sua derrota frente aos babilônios. O teor da mensagem é que tanto Israel quanto o leproso sofreram, mas mesmo assim manterá sua identidade como povo exilado judeu e que prosperarão dessa forma.
Essa interpretação de Isaias 53 parece preferível a cristã porque ela não oferece os empecilhos referentes aos pontos 1–6 mencionados acima. Ela também explicaria as muitas mudanças de tempo verbal que ocorrem no capitulo. E Israel é, de fato, chamado de “Servo de Deus” (e.g. Isaias 49:03). Assim, a interpretação dada não transforma o capitulo numa profecia, mas em uma explicação da situação de Israel no tempo de Isaias.
Com isso tudo acima, a aplicação de Isaías 53 feita pelos cristãos a Jesus fica, se não devidamente refutada, muito duvidosa.'
(Fonte: Cristian Campos,)
Também, vasculhando o youtube, achei um vídeo muito interessante que trata do mesmo assunto, no canal "chayimtoteles", recomendo o canal e os outros vídeos dele, são um pouco longos a maioria dos vídeos dele, mas interessantes e vale a pena assistir até o final, mas ja aviso de antemão: Se você for um moralista, fanático religioso e/ou uma pessoa com uma mente fechada que não sabe "Pensar fora da caixa", não assista, aliás, nem continue lendo as postagens deste blog. Por demais, agradeço por terem lido tudo até aqui, lembrem-se, conhecimento nunca é demais.Vou deixar, logo mais abaixo, o vídeo do qual tratei aqui, tenham um bom dia, boa tarde ou boa noite, conforme for a ocasião.
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