Ensino público brasileiro. (Ignorando nossos jovens)

(Imagem retirada do blog "Panoramablogmario")


Bom dia, boa tarde ou boa noite, conforme a ocasião.
Hoje vou abordar um assunto interessante e, ainda, contar um pouquinho mais sobre mim. Irei falar um pouco sobre a vergonha que é o ensino brasileiro e (por que não?) dar umas alfinetadas, quem sabe.
Não é de hoje que se sabe que o que constrói uma grande nação é um ensino de qualidade para os jovens, o que não vem acontecendo no Brasil. Não vou citar números "exatos" de censo hoje, porque não é esse meu objetivo, mas vou expressar a minha opinião pessoal a respeito, sobre a minha convivência com o assunto. Nas cidades do Brasil pelas quais já passei e principalmente nas quais morei o que mais ouço, dentre as reclamações, são a respeito da saúde e da educação, tem a infraestrutura dos municípios em questão também, porém é muito menor, se comparados aos anteriores. Atualmente em Londrina, como eu já disse numa postagem anterior, está havendo uma série de escândalos políticos, o que não é novidade nenhuma no Brasil. A saúde está num estado deplorável, com falta de médicos e um alto índice de mal-trato no atendimento, a educação pública está como no resto do Brasil, indo de mal a pior e o povo esta tão alienado a estes assuntos quanto o resto dos brasileiros. Pois bem, irei dizer, agora, os motivos disto estar acontecendo(Deixo claro que esta é meramente a minha opinião):
Existe uma grande carência de abordar a política como tema escolar, explicando todos seus princípios e expondo os direitos como cidadão que todos temos. Todos estão completamente "desinteressados" da política (ou foram praticamente instruídos a isto desde cedo), não sabem o que esta acontecendo, não se preocupam com o futuro do lugar onde moram e interessam-se mais na "roupa que vão vestir no dia seguinte" do que com assuntos que possam um dia ser do interesse deles.
A corrupção e manipulação já começa dentro das escolas, com diretores corruptos, professores alienados e alunos que aproveitam toda esta falta de vontade para tirar "proveito próprio" da situação (Como se isso fosse ajudá-los muito no futuro).
Meu segundo grau, que completei na cidade de Cruzeiro do Oeste num colégio que não quero nem citar o nome, foi quando vi o tamanho da roubalheira, corrupção e manipulação. Vou citar alguns fatos, que são verídicos e foram ignorados no meu "tempo de escola", neste colégio.
"No meu tempo", existia uma chapa escolar. O único detalhe é que, com exceção aos integrantes da chapa (que foram escolhidos pela própria diretora e não por voto dos alunos), mais de 90% dos alunos do colégio nem sabiam o que era uma chapa e o que ela fazia. Democracia era uma coisa quase inexistente, como eu disse, a diretora escolhia os integrantes da chama.
Outo fato é que a única "hora" que se falava de política dentro do colégio, eram os professores pedindo voto pros maridos ou pra própria diretora que sempre se candidatava também, isto quando não era a própria diretora que ia pedir votos, como já vi pessoalmente acontecer algumas vezes, a manipulação dos jovens de 16 a 18 anos que la estudavam era clara e evidente. A unica vez em que tentei reclamar disto e dizer que era errado eu tomei uma baita advertência e o assunto foi ocultado, na advertência constou apenas que "causei desordem", mas a propaganda política que estava acontecendo foi ocultada e negada e os alunos que estavam presentes nada fizeram, por MEDO.
Isto não aconteceu só comigo, conheço pessoalmente varias pessoas que passaram pela mesma coisa.
Quem mora em Cruzeiro do Oeste e estudou no mesmo colégio que eu sabe muito bem do que estou falando. E o que eu disse aqui não foi nem um 5% das coisas que presenciei de ERRADO neste colégio. O mais impressionante de tudo é que isto não é exclusividade de Cruzeiro do Oeste, isto acontece em todo o Brasil, muitas vezes de forma mais grave! A democracia deveria ser ensinada dentro dos colégios também, pois é de lá que sairão nossos futuros eleitores, mas desde seus fundamentos os jovens são ensinados a ceder a manipulações e se calar, desta forma o Brasil só conseguirá regredir!
Mas o que dizer do país os temos os políticos mais caros do mundo e os professores mais baratos?
Apenas peço que pensem nisto, não custa nada e te fará muito bem.


(Mais sobre mim em: about.me/acgoulart)

Comentários