Otome, feminino de Otaku? O que?

(Imagem retirada do blog Ohayo Otaku)


Eu tenho visto mais e mais vezes o termo "Otome" sendo usado como se fosse o feminino de "Otaku", a princípio até achei que fosse algo do tipo, mas, assistindo alguns animes reparei que este termo não era usado com o mesmo sentido de otaku, então resolvi pesquisar mais a fundo e descobri que realmente OTOME NÃO É O FEMININO DE OTAKU.



Vamos aos fatos:

Otaku (おたく? lit. seu lar) é um termo usado no Japão e outros países para designar um fã por um determinado assunto, que na maioria das vezes são fã de animes e mangás. No ocidente, a palavra é utilizada como uma gíria para rotular fãs de animes e mangás em geral, em uma clara mudança de sentido em relação ao idioma de origem do termo. Muitos membros da comunidade acham o termo ofensivo por não concordarem com a distorção de sentido do mesmo e se recusam a ser chamados assim. (Fonte: Wikipédia)

Agora, vamos saber o "por quê" da palavra ser tomada como perjorativa la no Japão:



A palavra otaku em japonês é, originalmente, um tratamento respeitoso na segunda pessoa (お宅? lit. seu lar).
O humorista e cronista Akio Nakamori observou que a palavra era muito utilizada entre fãs de animês e a popularizou por volta de1989, quando a utilizou em um de seus livros. Este livro, M no jidaidescrevia um assassino em série que se descobriu ser obcecado por animês e mangás pornográficos, e que recriava as históriasestuprando jovens garotas. A história foi inspirada em um assassino real, Tsutomu Miyazaki. Na época, criou-se um grande tabu em volta do termo e ele passou a ser usado de forma pejorativa para designar qualquer indivíduo que se torna obcecado demais em relação a um determinado assunto.
Com o tempo, surgiram diferentes "grupos" de otaku, que se identificavam de acordo com seus interesses em comum. (Fonte: Wikipédia)

Agora, comparando, quando se pesquisa pela palavra japonesa "Otaku" no Denshi Jisho, dicionário japonês online, veja o que aparece:

Otaku é uma palavra relacionada a Nerd, Geek, Entusiasta, enquanto Otome é relacionada a Moça jovem, donzela, virgem... O que é totalmente diferente de otaku! Não tem ligação.
Otaku é uma palavra sem gênero, o que permite ser usado tanto pro feminino quanto pro masculino (ou meio termo em alguns casos, se é que me entendem... XD), sendo assim, denominar-se otome pensando ser o feminino de otaku está absolutamente errado.

"Zapiando" pela surface, acabei descobrindo mais algumas coisas que, possivelmente, podem ter dado origem ao uso do termo otome como "feminino de otaku", vejam a imagem:


Ou seja, Otome não é o feminino de Otaku, mas pode ser usado para uma visitante otaku da Otome Road!
Aí fica a pergunta: Você, garota, que se intitula otome, você faz isso porque ainda é donzela/virgem/indefesa ou porque se acha uma "viciada em animes"? Ou porque é uma visitante da Otome Road?
Bem, se for porque ja foi a Otome Road ou ainda é donzela/virgem/indefesa, tudo bem, seja feliz. Mas se for por achar que é o feminino de otaku... Esta aqui a dica para que você reveja seus conceitos...
Caso eu esteja errado em alguma coisa (ou tudo), espero sua colaboração com fontes de pesquisa e correções, me mandem e-mail, deixem seu comentário, me busquem no Facebook, mandem sinais de fumaça, telegramas, torpedos, bombas e afins.
Espero que este post tenha tido alguma utilidade a vocês Otakus (sejam feminino, masculinos ou "meio termo") e talvez até algumas Otomes de verdade.

Tenham um bom dia, uma boa tarde ou uma boa noite, conforme a ocasião.

Saiba mais sobre mim, onde me encontrar e outros contatos no endereço: about.me/acgoulart
Ou clicando AQUI.

Comentários